Principais dúvidas de AsterAuto
Alterar alíquota de IPI na emissão de nota.
A alteração da alíquota de IPI se faz necessária quando a empresa precisa atender a alguma obrigatoriedade fiscal determinada por seu escritório contábil, para emissão de nota fiscal. No exemplo abaixo, vamos ensinar como alterar o percentual (alíquota) de IPI no cadastro do produto.Para alterar a alíquota, você precisa:1- Em seu sistema no módulo Controle de Estoque acesse o Cadastros e Estoque. 2- Ao acessar a tela Cadastro de Estoque, clique no botão Pesquisa Produto e selecione um produto para fazer a alteração da Alíquota de IPI.3- Com o produto selecionado clique na aba Parâmetros Fiscais.4- Localize o campo % IPI e insira a alíquota desejada. 5- Após o preenchimento, clique no botão Gravar Produto. Pronto, seguindo os passos acima, seu produto já está com o percentual da Alíquota de IPI atualizado. Orientamos que faça um teste na tela de emissão de nota e veja se o cálculo está correto. Observação: Caso esta opção não esteja habilitada, verificar com o responsável pelos cadastros e controle de acesso da empresa.
Como gerar um relatório de ordem de serviços
Para oficina que utiliza Ordens de Serviço e necessita de um controle de informações por método de relatório, pode-se emitir uma Relação de Orçamento (baseado na PLACA ou OS). Para gerar o relatório você precisa: 1- Acessar o menu Faturamento/Vendas, Relação dos pedidos e ordens de serviços: 2- Antes de gerar a relação, o usuário precisa saber de qual informação está procurando, selecionar a Dt. Início, Dt. Final, verificar se vai buscar de um Cliente específico e se não for deixar o campo em branco, clicar em Marcar Todos caso queira que apareça todas as Ordens de Serviços, ou se o usuário precisar somente faturado, deixar o Status a partir do nível 10 apenas, por fim, escolher se é relação por Placa ou OS:3- Para este exemplo será gerado uma relação de todas as Ordens de Serviços do dia 01/03/22 até 05/03/22 clicando na opção Pesquisar. Após clicar em pesquisar, irá trazer as informações e embaixo um totalizador:4- Se clicar na linha da Ordem de Serviço que quer visualizar, vai aparecer detalhadamente com informações de qual OS foi feita, valores, produtos e serviços:5- Voltando para a tela de Relação, após ter pesquisado, se clicar no botão Imprimir ou Excel, será gerado o relatório para ser analisado:6- Se for clicar em imprimir, vai aparecer uma tela para confirmar se vai imprimir em Tela ou Impressora (a critério do usuário) e por fim clicar em Iniciar:7- O relatório vai apresentar da mesma maneira que a relação, a maior diferença é que pode ser impresso para ser analisado com mais tempo:Observação: Caso esta opção não esteja habilitada, verificar com o responsável pelos cadastros e controle de acesso da empresa.
Como fazer o ajuste de estoque
O programa de ajuste de estoque tem como finalidade, auxiliar a empresa na reavaliação da quantidade de estoque físico atual, com a quantidade informada no sistema. Muito útil em processos de contagem de estoque ou manutenção de custos. Para efetuar o ajuste você precisa: 1- Em seu sistema no canto superior direito você pode acessar a opção Controle de Estoque e selecionar Ajuste de Estoque.2- No campo Código Principal selecione o item, inserir a nova Quantidade em estoque, Novo Custo Unitário, Custo Real, Custo Nominal e a Data Contagem... por fim clicar em GRAVA.Após gravar a alteração, seu produto estará atualizado no sistema com as informações alteradas. Observação: Caso esta opção não esteja habilitada, verificar com o responsável pelos cadastros e controle de acesso da empresa.
Como imprimir um orçamento
No guia abaixo, você aprenderá a forma simples e objetiva, de como fazer a reimpressão do orçamento. 1- Em seu sistema na aba de menu superior Faturamento/Vendas acesse o programa Orçamento/O.S. 2- Informe o Número do orçamento ou clique no botão Procurar.3- Após selecionar o Orçamento, clique no botão Imprime Orçamento/O.S. para cliente.4- Na tela Impressão Orçamento / Ordem de Serviço Informe o Número de Via para imprimir e informe também no campo Impressão se vai ser [1) - A4 Folha Inteira] ou [2) - A4 Meia Folha]. No campo Saída do relatório selecione a Impressora. 5- Ao abrir a Configuração da impressão, no campo Tipo formulário selecione o A4 e Padrão Windoows, e confira se a impressora está correta, caso não tenha nenhuma impressora selecionada, clique no botão Escolher impressora, feito esses ajustes, clique no botão OK.6- Após configurar a impressão, clique no botão Iniciar para imprimir o orçamento.Pronto, seguindo todos os passos listados acima, seu Orçamento será impresso. Em caso de erro de impressão, repasse a configuração da impressora e certifique-se de que está correto a impressora selecionada e refaça a impressão. Observação: Caso esta opção não esteja habilitada, verificar com o responsável pelos cadastros e controle de acesso da empresa.
Como fazer o backup do sistema
O Backup é uma cópia de segurança dos seus dados (informações) contidas no sistema. Os arquivos do backup facilitam a restauração do sistema em casos de formatação, ataque hacker, mudança de servidor ou base de dados, além de garantir a segurança de suas informações.Para fazer o backup, você precisa: 1- Em seu sistema na aba de menu superior, opção Utilitários acesse Rotina de Cópia de Segurança.2- Certifique-se de que, no campo Dados para cópia o Drive de destino e a Pasta primária, estejam informados, conforme imagem abaixo3- Em caso de mais de uma empresa no sistema, no campo, selecione empresa(s), clique no botão Seleciona tudo, e clique no botão OK. 4- Aguarde o Tempo estimado para criar o arquivo de backup.Pronto, seguindo todos os passos relacionados acima, seu arquivo backup será gerado com sucesso. Orientamos que salve o arquivo gerado em nuvem ou em um Pendrive/HD externo para garantir que seus dados estejam salvos e em segurança também fora do computador. Observação: Caso esta opção não esteja habilitada, verificar com o responsável pelos cadastros e controle de acesso da empresa.
Como cadastrar uma conta bancária?
Em seu sistema uma conta bancária representa uma conta no módulo Financeiro CAIXA/BANCOS que será utilizada para gerenciar transações financeiras dentro do sistema. Neste tutorial, você aprenderá a cadastrar uma nova conta bancária dentro do sistema.Para cadastrar uma conta bancária:1- Acesse o menu Caixa/Bancos, Cadastros em seguida, Cadastros de Contas:2- Clicar no botão “+” para iniciar o cadastro de uma nova conta. Em seguida, informe Descrição da Conta, BCO, AGE, N. CONTA, DV, conforme imagem abaixo.3- Antes de clicar no botão, gravar, certifique-se de que a opção, Tipo de conta esteja marcada corretamente, caixa ou banco e clique no botão Gravar.Após seguir todos os passos relacionados acima, seu cadastro de conta bancária no sistema estará concluído.Observação: Caso esta opção não esteja habilitada, verificar com o responsável pelos cadastros e controle de acesso da empresa.
Nota denegada, o que fazer?
O erro de Nota Fiscal denegada ocorre quando a SEFAZ (Receita Federal) identifica irregularidades relacionadas ao emissor da Nota Fiscal ou ao destinatário (CLIENTE). Nesse caso, a Nota Fiscal é emitida, porém, fica retida junto a SEFAZ:Exemplo de mensagem para Nota Fiscal denegada:1- Informação da rejeição:2- O que fazer: Primeiramente verifique com seu contador, se sua empresa possui alguma irregularidade fiscal junto a SEFAZ. Caso esteja tudo em conformidade, repassar para seu cliente o retorno da Receita. Por fim, é indicado sempre verificar junto a seu contador, qual a melhor orientação a ser dada ao cliente em casos de nota fiscal denegada. Em caso de dúvidas, entre em contato com a Astersoft.
Meu sistema está lento/travando, quais as principais causas
Separamos algumas dicas importantes, que podem ser úteis em caso de lentidão e travamento do sistema. Orientamos que a análise de infraestrutura da empresa seja feita rotineiramente e em conjunto com um técnico de informática de confiança.Principais motivos de lentidão:1- Configuração abaixo do recomendado e/ou muito antiga (HARDWARE): Em certos casos, alguns computadores possuem uma configuração de hardware ultrapassada que implica em travamentos, dentre elas são: Pouca memória RAM (atualmente o mínimo recomendado é 8GB), processador muito antigo ou de baixa potência (recomendado é no mínimo um i3/i5 de 5ª geração em diante), placa mãe que não suporta o Windows, HD muito cheio, etc. Solução: Verificar com um técnico responsável e efetuar upgrades na máquina, como melhoria de hardware e formatação para Windows 10 ou 11. 2- Antivírus e programas externos: Tudo que é instalado no computador consome memória, processamento e espaço de armazenamento, portanto, alguns programas por serem pesados comprometem o uso do computador, como por exemplo, antivírus, programas de monitoramento de câmeras, edições de imagem e vídeo, etc. Solução: Verificar com um técnico sobre fazer uma limpeza de programas que não se utiliza, mas se possuir alguns programas que não se podem excluir verificar um upgrade na máquina em termos de hardware (melhoria em memória RAM, SSD e processador). 3- Rede/infraestrutura: Para empresas que utilizam mais de um terminal de acesso, há a possibilidade de ocasionar lentidão somente no sistema (mesmo que os terminais de acesso tenham uma configuração boa de hardware) devido a alguns pontos de infraestrutura, como conexão e configuração de rede, cabeamento e servidor muito lento. Solução: Verificar com o técnico de rede as configurações, não utilizar mapeamento WI-FI e sim cabeamento para compartilhamento do sistema, verificar configuração do servidor e caso necessário efetuar um upgrade; importante ressaltar que quanto maior o volume de acessos e operações no sistema, maior e mais preparada precisa ser a infraestrutura. 4- Vírus: Mesmo com antivírus instalado ou com o firewall ativado, todas as máquinas estão suscetíveis para vírus e programas maliciosos que podem comprometer o uso do próprio micro e até de informações confidenciais e digitais. Solução: Verificar com um técnico para efetuação da limpeza de vírus, e, como medida preventiva, evitar usar sites desconhecidos, clicar em falsos e-mails e fornecer senhas para desconhecidos. Tudo ok! Seguindo todas as orientações listadas acima, em conjunto com seu técnico de informática, acreditamos que problemas com lentidão devem ser minimizados em seu sistema. Observação: Sempre indicado conversar com o técnico de TI antes de mexer em qualquer configuração de rede, máquina ou afins, justamente para ter um embasamento mais criterioso.
Cadastrar um cliente
O cadastro de cliente é uma ferramenta de gestão de vendas que centraliza em um único ambiente, todos os dados e informações de pessoas físicas ou jurídicas que tiveram, ou ainda tem relacionamento com a sua empresa.Para cadastrar um Cliente, você precisa:1- Em seu sistema na aba de Faturamento/Vendas você pode acessar Cadastros e em seguida Clientes.2- Clique no botão + Incluir novo Cliente. Caso seu cliente seja pessoa jurídica, CNPJ, selecione a opção no campo CPF/CNPJ, digite o CNPJ e clique no botão, Importar via Site/Webservice, depois Gravar Cliente.3- Obs.: Clientes pessoa física (CPF), deverão ser cadastrados manualmente preenchendo apenas os campos principais como (Nome, Endereço, Número, Bairro, Cidade, CEP, UF e CPF) conforme o exemplo abaixo.4- Após finalizar o preenchimento das informações, não se esqueça de clicar no botão GRAVAR.Pronto, cliente cadastrado com sucesso.Observação: Caso esta opção não esteja habilitada, verificar com o responsável pelos cadastros e controle de acesso da empresa.
Como imprimir um pedido
No guia abaixo, você aprenderá a forma simples e objetiva, de como fazer a reimpressão do pedido. 1- Em seu sistema na aba de menu superior Faturamento/Vendas acesse o programa Pedido/Venda. 2- Informe o Número do pedido ou clique no botão Procurar. 3- Após selecionar o Pedido, clique no botão Imprimir Pedido. 4- Na tela Emissão do pedido Informe a Qtd. de Vias para imprimir e informe também no campo Impressão se vai ser [1) - A4 Folha Inteira] ou [2) - A4 Meia Folha]. No campo Saída do relatório selecione a Impressora. 5- Ao abrir a Configuração da impressão, no campo Tipo formulário selecione o A4 e Padrão Windows, e confira se a impressora está correta, caso não tenha nenhuma impressora selecionada, clique no botão Escolher impressora, feito esses ajustes, clique no botão OK.6- Após configurar a impressão, clique no botão Iniciar para imprimir o pedido. Pronto, seguindo todos os passos listados acima, seu Pedido será impresso. Em caso de erro de impressão, repasse a configuração da impressora e certifique-se de que está correto a impressora selecionada e refaça a impressão. Observação: Caso esta opção não esteja habilitada, verificar com o responsável pelos cadastros e controle de acesso da empresa.
Todas as dúvidas AsterAuto
Escolha uma opção:
Como gerar um relatório de notas emitidas
Como gerar um relatório de movimentação de itens
Como gerar um relatório de vendas
Como gerar um relatório de emissão do extrato
Como gerar um relatório de ordem de serviços
Como gerar o relatório de inventário de estoque
Como gerar relatório relação das baixas de contas a receber?
Como gerar relatório contas a pagar por vencimento
Como gerar relatório relação de baixas de contas a pagar?
Como gerar relatório contas a receber por vencimento?
Como gerar um relatório do cadastro de estoque?
Gerar um relatório em PDF
Cadastrando um novo usuário
Como fazer o backup do sistema
Meu sistema está lento/travando, quais as principais causas
Como realizar o envio de XML para a contabilidade
Erros de e-mails, quais as principais causas?
Criando atalho do sistema na área de trabalho
Habilitar opção (liberar acesso) ao usuário.
Como instalar/atualizar o certificado digital?
Reimpressão de Notas Fiscais Avulsa
Cancelamento de Notas Fiscais avulsas
Reimpressão de Cupom Fiscal
Reimpressão de Cupom Fiscal Avulso
Nota denegada, o que fazer?
Como cancelar uma nota fiscal
Alterar alíquota de IPI na emissão de nota.
Alterar alíquota ISS da Nota Fiscal de Serviço
Como fazer download do XML da receita federal?
Como emitir uma carta de correção
Como emitir uma Nota Fiscal de Serviço
Reimpressão de Notas Fiscais
Como fazer vinculação de CT-E junto à NF-E de compra
Escolha uma categoria
Navege diretamente na categoria escolhida
AsterAuto
AsterShop
AsterBuild
AsterFix
AsterParts
AsterPet
Matriz
43. 3028.6070
Rua Ayrton Senna da Silva, 200 - 5º Andar - Sala 501 - Torre 2 - Gleba Fazenda Palhano - 86050-460
astersoft@astersoft.com.br