Principais dúvidas de AsterShop
Como fazer o backup do sistema?
O Backup é uma cópia de segurança dos seus dados (informações) contidas no sistema. Os arquivos do backup facilitam a restauração do sistema em casos de formatação, ataque hacker, mudança de servidor ou base de dados, além de garantir a segurança de suas informações.Para fazer o backup, você precisa: 1- Em seu sistema na aba de menu superior, opção Utilitários acesse Rotina de Cópia de Segurança.2- Certifique-se de que, no campo Dados para cópia o Drive de destino e a Pasta primária, estejam informados, conforme imagem abaixo.3- Em caso de mais de uma empresa no sistema, no campo, selecione empresa(s), clique no botão Seleciona tudo, e clique no botão OK. 4- Aguarde o Tempo estimado para criar o arquivo de backup.Pronto, seguindo todos os passos relacionados acima, seu arquivo backup será gerado com sucesso. Orientamos que salve o arquivo gerado em nuvem ou em um Pendrive/HD externo para garantir que seus dados estejam salvos e em segurança também fora do computador. Observação: Caso esta opção não esteja habilitada, verificar com o responsável pelos cadastros e controle de acesso da empresa.
Como cadastrar uma conta bancária?
Em seu sistema uma conta bancária representa uma conta no módulo Financeiro CAIXA/BANCOS que será utilizada para gerenciar transações financeiras dentro do sistema. Neste tutorial, você aprenderá a cadastrar uma nova conta bancária dentro do sistema.Para cadastrar uma conta bancária:1- Acesse o menu Caixa/Bancos, Cadastros em seguida, Cadastros de Contas:2- Clicar no botão “+” para iniciar o cadastro de uma nova conta. Em seguida, informe Descrição da Conta, BCO, AGE, N. CONTA, DV, conforme imagem abaixo.3- Antes de clicar no botão, gravar, certifique-se de que a opção, Tipo de conta esteja marcada corretamente, caixa ou banco e clique no botão Gravar.Após seguir todos os passos relacionados acima, seu cadastro de conta bancária no sistema estará concluído.Observação: Caso esta opção não esteja habilitada, verificar com o responsável pelos cadastros e controle de acesso da empresa.
Nota denegada, o que fazer?
O erro de Nota Fiscal denegada ocorre quando a SEFAZ (Receita Federal) identifica irregularidades relacionadas ao emissor da Nota Fiscal ou ao destinatário (CLIENTE). Nesse caso, a Nota Fiscal é emitida, porém, fica retida junto a SEFAZ:Exemplo de mensagem para Nota Fiscal denegada:1- Informação da rejeição:2- O que fazer: Primeiramente verifique com seu contador, se sua empresa possui alguma irregularidade fiscal junto a SEFAZ. Caso esteja tudo em conformidade, repassar para seu cliente o retorno da Receita. Por fim, é indicado sempre verificar junto a seu contador, qual a melhor orientação a ser dada ao cliente em casos de nota fiscal denegada. Em caso de dúvidas, entre em contato com a Astersoft.
Alterar alíquota de IPI na emissão de nota.
A alteração da alíquota de IPI se faz necessária quando a empresa precisa atender a alguma obrigatoriedade fiscal determinada por seu escritório contábil, para emissão de nota fiscal. No exemplo abaixo, vamos ensinar como alterar o percentual (alíquota) de IPI no cadastro do produto.Para alterar a alíquota, você precisa:1- Em seu sistema no módulo Controle de Estoque acesse o Cadastros e Estoque. 2- Ao acessar a tela Cadastro de Estoque, clique no botão Pesquisa Produto e selecione um produto para fazer a alteração da Alíquota de IPI.3- Com o produto selecionado clique na aba Parâmetros Fiscais.4- Localize o campo % IPI e insira a alíquota desejada. 5- Após o preenchimento, clique no botão Gravar Produto. Pronto, seguindo os passos acima, seu produto já está com o percentual da Alíquota de IPI atualizado. Orientamos que faça um teste na tela de emissão de nota e veja se o cálculo está correto. Observação: Caso esta opção não esteja habilitada, verificar com o responsável pelos cadastros e controle de acesso da empresa.
Meu sistema está lento/travando, quais as principais causas?
Separamos algumas dicas importantes, que podem ser úteis em caso de lentidão e travamento do sistema. Orientamos que a análise de infraestrutura da empresa seja feita rotineiramente e em conjunto com um técnico de informática de confiança.Principais motivos de lentidão:1- Configuração abaixo do recomendado e/ou muito antiga (HARDWARE): Em certos casos, alguns computadores possuem uma configuração de hardware ultrapassada que implica em travamentos, dentre elas são: Pouca memória RAM (atualmente o mínimo recomendado é 8GB), processador muito antigo ou de baixa potência (recomendado é no mínimo um i3/i5 de 5ª geração em diante), placa mãe que não suporta o Windows, HD muito cheio, etc. Solução: Verificar com um técnico responsável e efetuar upgrades na máquina, como melhoria de hardware e formatação para Windows 10 ou 11. 2- Antivírus e programas externos: Tudo que é instalado no computador consome memória, processamento e espaço de armazenamento, portanto, alguns programas por serem pesados comprometem o uso do computador, como por exemplo, antivírus, programas de monitoramento de câmeras, edições de imagem e vídeo, etc. Solução: Verificar com um técnico sobre fazer uma limpeza de programas que não se utiliza, mas se possuir alguns programas que não se podem excluir verificar um upgrade na máquina em termos de hardware (melhoria em memória RAM, SSD e processador). 3- Rede/infraestrutura: Para empresas que utilizam mais de um terminal de acesso, há a possibilidade de ocasionar lentidão somente no sistema (mesmo que os terminais de acesso tenham uma configuração boa de hardware) devido a alguns pontos de infraestrutura, como conexão e configuração de rede, cabeamento e servidor muito lento. Solução: Verificar com o técnico de rede as configurações, não utilizar mapeamento WI-FI e sim cabeamento para compartilhamento do sistema, verificar configuração do servidor e caso necessário efetuar um upgrade; importante ressaltar que quanto maior o volume de acessos e operações no sistema, maior e mais preparada precisa ser a infraestrutura. 4- Vírus: Mesmo com antivírus instalado ou com o firewall ativado, todas as máquinas estão suscetíveis para vírus e programas maliciosos que podem comprometer o uso do próprio micro e até de informações confidenciais e digitais. Solução: Verificar com um técnico para efetuação da limpeza de vírus, e, como medida preventiva, evitar usar sites desconhecidos, clicar em falsos e-mails e fornecer senhas para desconhecidos. Tudo ok! Seguindo todas as orientações listadas acima, em conjunto com seu técnico de informática, acreditamos que problemas com lentidão devem ser minimizados em seu sistema. Observação: Sempre indicado conversar com o técnico de TI antes de mexer em qualquer configuração de rede, máquina ou afins, justamente para ter um embasamento mais criterioso.
Como fazer o ajuste de estoque
O programa de ajuste de estoque tem como finalidade, auxiliar a empresa na reavaliação da quantidade de estoque físico atual, com a quantidade informada no sistema. Muito útil em processos de contagem de estoque ou manutenção de custos. Para efetuar o ajuste você precisa: 1- Em seu sistema no canto superior direito você pode acessar a opção Controle de Estoque e selecionar Ajuste de Estoque.2- No campo Código Principal selecione o item, inserir a nova Quantidade em estoque, Novo Custo Unitário, Custo Real, Custo Nominal e a Data Contagem... por fim clicar em GRAVA.Após gravar a alteração, seu produto estará atualizado no sistema com as informações alteradas. Observação: Caso esta opção não esteja habilitada, verificar com o responsável pelos cadastros e controle de acesso da empresa.
Como efetuar uma devolução de venda?
A devolução de venda é realizada quando os produtos vendidos pela sua empresa estão em desacordo com o pedido de compra elaborado pelo seu cliente e(ou) com problemas de qualidade. Para efetuar a devolução, você precisa: 1- Primeiramente é necessário possuir uma venda já lançada no caixa/sistema (como no print já possui uma venda concluída e faturada): 2- Em seguida, acesse o menu Faturamento/Vendas, Pedido (venda, devolução, retorno, orçamento):3- Clicar na opção F9 – Devolução (Troca) para lançar a devolução:4- Clicando na opção, você vai cadastrar o pedido, incluindo o mesmo vendedor, cliente, e, efetuar a busca na lupa em roxo (F2 – Vincular Pedido(s)):5- Selecionando opção vincular pedido(s), vai abrir uma tela para escolher o pedido pesquisando pelo item, neste caso o item é o 00505, em seguida pesquisar o pedido que nele está inserido:6- Após clicar em pesquisar, ele vai trazer todos os pedidos de venda que possui o item assim podendo selecionar o pedido referente à venda que precisa efetuar a devolução, em seguida escolher a quantidade de retorno:7- Em seguida clicar em Gravar Retorno:8- Por fim confirmando a devolução/retorno:9- Seu pedido de devolução estará pronto para gerar o Crédito/Reembolso ao cliente, clicando no botão indicado para operação:10- Escolher se vai aplicar um Crédito para o cliente, ou repassar um Reembolso (Se selecionar opção reembolso, precisa possuir dinheiro no caixa suficiente para efetuar a retirada do caixa, exemplo: o reembolso é de R$ 279,00, portanto, no caixa, necessita ter a quantidade equivalente ou maior à mesma):11- Depois selecionar opção F7 para emissão da nota de devolução:12- Selecionar opção F8 – Nota Fiscal Eletrônica (Emissão de Nota Fiscal Eletrônica):13- Referenciar a chave de nota emitida anteriormente, clicando no botão verde para salvar o número da nota:14- Gravando as informações na Nota, verificar se o CFOP está correto e se não possui alguma Observação ou Transportadora e clicar em TRANSMITIR:Após clicar em Transmitir, a receita fará a verificação dos dados, e se, estiver tudo correto, sua nota estará apta e em mãos para encaminhar para o cliente. Observação: Caso esta opção não esteja habilitada, verificar com o responsável pelos cadastros e controle de acesso da empresa.
Como gerar o relatório de inventário de estoque
O relatório de inventário mostra um panorama geral e a posição do seu estoque em uma determinada data referida. Normalmente solicitado pelo escritório de contabilidade. Para gerar o relatório, você precisa: 1- Em seu sistema no módulo “Controle Estoque” você pode acessar “Relatórios” e em seguida a opção “Inventário”.2- Em seguida selecionar a “Posição do Estoque em:” caso deseje filtrar de forma específica, o programa oferece uma série de parâmetros para facilitar as mais diversas análises, será necessário apenas selecioná-las antes de gerar o relatório. Para obter um panorama geral de seu estoque, apenas insira a data que deseja gerar o inventário e clique no botão Iniciar. Se for o caso, poderá escolher entre Excel ou até mesmo imprimir em uma impressora.Ao iniciar, o sistema relacionará o inventário baseado nos filtros selecionados, e, por fim o relatório estará apto para ser encaminhado a seu contador, ou para uso próprio da empresa. Observação: Caso esta opção não esteja habilitada, verificar com o responsável pelos cadastros e controle de acesso da empresa.
Como fazer download do XML da receita federal?
Lembrando que apenas os envolvidos (emitente, destinatário, transportador ou empresas indicadas no XML) podem fazer o download do arquivo e o acesso deve ser feito com certificado digital. Para efetuar download do XML da receita federal.1- Acesse o google e digite consulta nfe receita federal ou digite na busca nfe.fazenda.gov.br/portal/principal.aspx: 2- Ao acessar o site clique em Consultar NF-e:3- Em seguida inserir a chave da NF-e, selecionar opção Sou humano e clicar em continuar:4- Selecionar opção Download do documento* (onde o próprio site informa que requer certificado digital):5- Selecionar o certificado para validação e clicar em OK para efetuar o download:6- Busque a pasta onde foi salvo o arquivo de XML, na maioria dos casos salva automaticamente na pasta downloads do computador (observação: pode variar de máquina para máquina):7- Copiar o arquivo:8- Colar no mapeamento do sistema dentro da pasta XML ENTRADA (caso não possua a pasta, você consegue criar uma com a mesma descrição para maior facilidade de busca):Por fim, seu XML estará salvo na pasta de downloads apto para efetuar entradas de mercadorias dentro do sistema. Observação: Caso não consiga executar alguma das etapas, entre em contato com nosso setor de suporte.
Como emitir uma carta de correção
A Carta de Correção (CC-e), como o próprio nome sugere, é um documento fiscal que serve para corrigir possíveis erros cometidos na hora do preenchimento de notas fiscais eletrônicas. No guia abaixo, ensinamos como emitir a carta de correção por dentro de seu sistema.Para emitir uma carta de correção, você precisa:1- Em seu sistema, na aba de menu superior selecione Faturamento/Vendas em seguida acesse Serviços da NF-e/NFC-e e Carta de Correção (CCe).2- Informe o Tipo de Nota e clique no botão Aceitar, para concordar com as condições de uso da carta de correção.3- No campo Cliente/Fornecedor pesquise o cliente para qual foi emitida a nota a ser corrigida. No campo Número Nota pesquise a nota fiscal.4- Após selecionado o cliente e a nota, basta preencher o campo Correção. (OBS.: Orientamos que verifique com seu escritório de contabilidade, o melhor texto referente a correção desejada.)5- Após clicar no botão Enviar, o sistema fará a transmissão da carta e em seguida, gerar o PDF da Carta de Correção.Pronto, após ter seguido os passos acima, a carta de correção será emitida com sucesso.Observação: Caso esta opção não esteja habilitada, verificar com o responsável pelos cadastros e controle de acesso da empresa.
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Como gerar relatório relação de baixas de contas a pagar?
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Como emitir uma carta de correção
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Como fazer vinculação de CT-E junto à NF-E de compra?
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