Meu sistema está lento/travando, quais as principais causas?
Separamos algumas dicas importantes, que podem ser úteis em caso de lentidão e travamento do sistema. Orientamos que a análise de infraestrutura da empresa seja feita rotineiramente e em conjunto com um técnico de informática de confiança.
Principais motivos de lentidão:
1- Configuração abaixo do recomendado e/ou muito antiga (HARDWARE): Em certos casos, alguns computadores possuem uma configuração de hardware ultrapassada que implica em travamentos, dentre elas são: Pouca memória RAM (atualmente o mínimo recomendado é 8GB), processador muito antigo ou de baixa potência (recomendado é no mínimo um i3/i5 de 5ª geração em diante), placa mãe que não suporta o Windows, HD muito cheio, etc.
Solução: Verificar com um técnico responsável e efetuar upgrades na máquina, como melhoria de hardware e formatação para Windows 10 ou 11.
2- Antivírus e programas externos: Tudo que é instalado no computador consome memória, processamento e espaço de armazenamento, portanto, alguns programas por serem pesados comprometem o uso do computador, como por exemplo, antivírus, programas de monitoramento de câmeras, edições de imagem e vídeo, etc.
Solução: Verificar com um técnico sobre fazer uma limpeza de programas que não se utiliza, mas se possuir alguns programas que não se podem excluir verificar um upgrade na máquina em termos de hardware (melhoria em memória RAM, SSD e processador).
3- Rede/infraestrutura: Para empresas que utilizam mais de um terminal de acesso, há a possibilidade de ocasionar lentidão somente no sistema (mesmo que os terminais de acesso tenham uma configuração boa de hardware) devido a alguns pontos de infraestrutura, como conexão e configuração de rede, cabeamento e servidor muito lento.
Solução: Verificar com o técnico de rede as configurações, não utilizar mapeamento WI-FI e sim cabeamento para compartilhamento do sistema, verificar configuração do servidor e caso necessário efetuar um upgrade; importante ressaltar que quanto maior o volume de acessos e operações no sistema, maior e mais preparada precisa ser a infraestrutura.
4- Vírus: Mesmo com antivírus instalado ou com o firewall ativado, todas as máquinas estão suscetíveis para vírus e programas maliciosos que podem comprometer o uso do próprio micro e até de informações confidenciais e digitais.
Solução: Verificar com um técnico para efetuação da limpeza de vírus, e, como medida preventiva, evitar usar sites desconhecidos, clicar em falsos e-mails e fornecer senhas para desconhecidos.
Tudo ok! Seguindo todas as orientações listadas acima, em conjunto com seu técnico de informática, acreditamos que problemas com lentidão devem ser minimizados em seu sistema.
Observação: Sempre indicado conversar com o técnico de TI antes de mexer em qualquer configuração de rede, máquina ou afins, justamente para ter um embasamento mais criterioso.
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